A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição. ... Na ebulição, as moléculas de água ganham energia (devido ao calor) e se agitam, fazendo com que se separem e alterem a sua forma para o estado gasoso (vapor).
Pode-se observar um exemplo de condensação quando gotas de água se formam no lado externo de um copo de água gelada. As gotas parecem surgir do nada, mas na realidade são formadas pelo vapor de água presente no ar. O orvalho formado na grama durante a noite é outro exemplo de condensação.
A vaporização corresponde à mudança de estado físico do líquido para o gasoso, e a condensação é o processo inverso, ou seja, do gasoso para o líquido.
A transição de um material do estado gasoso para o líquido é chamada de condensação, uma transformação física exotérmica. Quando um gás ou vapor perde energia, suas partículas passam a se agitar cada vez menos até perder características intrínsecas da fase gasosa e se tornar um líquido.
Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. ... Um exemplo de condensação são as gotículas de água que se formam na parte externa de um copo que contenha algum líquido bem gelado ou gelo.
Quando entra em contado com a superfície mais fria da garrafa de refrigerante, ela condensa, formando água líquida. Outro exemplo que está muito presente em nosso cotidiano é quando nós pensamos na chuva. Uma das etapas do ciclo da chuva, envolve a condensação.
Por exemplo, quando colocamos roupas para secar, ocorre a evaporação da água, no entanto, quando colocamos a água no fogo, e fornecemos energia térmica para as moléculas, ocorre a ebulição.