A chegada dos 18 anos é um momento esperado por todo jovem. Chega o sinal verde para, por exemplo, dirigir, comprar bebidas alcoólicas e frequentar as animadas festas. Para além das novas liberdades, atingir a maioridade também traz deveres que antes poderiam não fazer parte do cotidiano.
Para quem chegou ou vai completar 18 anos em 2019, significa o momento da maioridade, isto é, maturidade intelectual e física suficiente para exercer obrigações legais, como por exemplo votar.
Em Portugal, quase tudo é permitido aos 18 anos. É nesta idade que se atinge a maioridade, que se conquista o direito de voto, que se pode tirar a carta de condução, que se pode beber e comprar álcool (desde julho de 2015) ou tabaco.
Por exemplo: pode tirar a carteira de habilitação, fazer compra e venda de imóveis, abrir uma empresa ou casar. A maioridade civil também traz deveres, como a obrigatoriedade de votar nas eleições. Outro exemplo de situação ligada à maioridade civil é o recebimento da pensão de alimentos.
Não existe isso de 21 anos. Com 18 anos a pessoa alcança a maioridade e passa a ser única responsável por seus atos.
Se quiser sair de casa e tornar-se completamente independente dos seus pais ou tutores legais, talvez a emancipação seja um bom caminho. Mesmo que só após completar 18 anos as pessoas sejam consideradas capazes e independentes legais, quem tem 16 ou 17 anos é visto como "relativamente incapaz" e pode ser emancipado.
5 dicas para sair da casa dos pais mesmo com pouco dinheiro