O que acontece com o cachorro quando as plaquetas estão baixas?
O que acontece com o cachorro quando as plaquetas estão baixas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação.
O que acontece com o cachorro quando as plaquetas estão baixas?
As plaquetas são células produzidas na medula óssea e fazem parte do processo de coagulação do sangue. Quando, analisando um exame de sangue, detectamos plaquetas baixas nos cães, pode ser sinal de doença relacionado ao sistema sanguíneo, como a trombocitopenia — diminuição das células formadoras de coágulos.
O que pode causar a falta de plaquetas?
Regra geral, os sintomas de trombocitopenia só ocorrem quando os níveis de plaquetas estão muito abaixo do normal: Aparecimento de nódoas negras com facilidade e hemorragias anormais. Elevada perda de sangue com um pequeno corte. Sangramento nasal ou das gengivas.
O que pode ser as plaquetas baixas?
As causas de plaquetopenia são: imunológica ( PTI – púrpura trombocitopênica imune), infecções vigentes ( virais, bacterianas), medicamentos, gestação, doença hepática crônica ou hipersplenismo, doenças congênitas das plaquetas ( raras) e doenças medulares que levam a pouca produção de plaquetas ( menos frequentes).
Como tratar trombocitopenia em cães?
O tratamento envolve o uso de medicamentos imunossupressivos, fluidoterapia, transfusões de sangue total ou de plaquetas. O tratamento homeopático pode auxiliar na recuperação, após o quadro crítico, ajudando na imunomodulação e prevenção de recorrência.
Como você pode saber se seu cachorro tem baixa de plaquetas?
Devido à perda de sangue, ocorre também a perda de plaquetas. Infecções tais como a doença do carrapato ou erliquiose. Também destrói as plaquetas do corpo de seu animal de estimação. Como você pode saber se seu cão tem baixa de plaquetas?
Qual o tratamento do cão com plaquetas baixas?
O protocolo utilizado será decidido pelo médico veterinário e pode incluir medicações, como os antibióticos e anti-inflamatórios, suplementos alimentares e outros tipos de procedimentos que visam o bem-estar do animal. Um cão com plaquetas baixas deve ser tratado o quanto antes.
Será que seu animal está com as plaquetas baixas?
Muitos donos de animais notam que seu animal se encontra para baixo, apático e frágil, razão pela qual o levam ao veterinário. Depois de uma análise de sangue descobrem que seu animal está com as plaquetas baixas, no entanto, este não é o diagnóstico, mas sim um sintoma causado por um determinado problema de saúde.
Quais as causas das plaquetas baixas nos cães?
As causas mais comuns das plaquetas baixas nos cães são: Infecções que causam a destruição das plaquetas no corpo, a erliquiose canina ou doença do carrapato é uma das mais comuns. Feridas que causam uma importante perda de sangue. Trombocitopenia imunomediada, o corpo do cão produz anticorpos contra as plaquetas, destruindo-as.