Atualmente a estatal tem cerca de 98 mil funcionários que atuam nos mais variados setores da empresa. De acordo com o texto da PL 591/2021, os funcionários teriam estabilidade garantida por 18 meses após a privatização, ou seja, não poderiam ser demitidos, a não ser que cometam alguma falta grave.
Quantos trabalhadores têm os Correios?
14 - Os trabalhadores dos Correios estão espalhados em aproximadamente 15 mil unidades próprias, entre agências, centros de distribuição, tratamento e logística, e contam com aproximadamente 99 mil trabalhadores (87% em funções operacionais e 13% administrativas), desses 55,6 mil carteiros.
Qual a vantagem de privatizar uma empresa?
Pode haver um efeito positivo no mercado também, com maior concorrência e qualidade nos serviços prestados ao consumidor. Da parte da administração pública, há casos em que a privatização ajuda a se livrar de um problema, no caso de estatais que dão prejuízo.
Quais são os desafios para a privatização dos Correios?
Por isso, o Canaltech conversou com funcionários dos Correios, economistas e representantes da área de e-commerce para compreender melhor a posição em que os Correios se encontram hoje, quais os desafios existentes para sua privatização e como esse processo deverá afetar lojistas e consumidores que necessitam enviar e receber suas mercadorias.
Como ocorre a privatização de empresas?
A privatização é o processo onde ocorre a venda de uma empresa ou órgão estatal para uma empresa privada. Normalmente a venda se dá por meio de leilões públicos. Essa não é uma prática incomum no Brasil. De fato, na época do governo FHC, mais de 100 empresas foram privatizadas.
Por que os correios são protegidas pela Constituição?
Os Correios são uma das empresas estatais protegidas pela Constituição, e por isso seria necessário modificar a Constituição do país para que a venda seja concretizada. E essa proteção tem relação com uma história que gera bastante confusão na população. É porque os Correios têm o monopólio da entrega, né?
Por que o rastreio é uma sacanagem dos Correios?
Apesar de para quem olha o rastreio parecer que esse é uma sacanagem dos Correios, assim como no caso das "áreas de risco" a culpa da empresa de entregas é não saber se comunicar com seus clientes.