A NBR 14039 abrange as instalações de geração, distribuição e utilização de energia elétrica. Esta norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kv a 36,2 kv, à frequência industrial, de modo a manter a segurança e continuidade do serviço.
A Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – 15575), é um documento que estabelece regras para garantir o conforto e a segurança de qualquer imóvel residencial.
A Vida Útil (VU) é definida pela NBR 15575 (ABNT, 2013) como uma medida temporal da durabilidade de um edifício ou de suas partes, ou seja, o período de tempo em que estes elementos se prestam às atividades para as quais foram projetados e construídos, considerando a devida realização dos serviços de manutenção, ...
A ABNT não só comercializa as Normas Técnicas, como também elabora Guias de aplicação de normas, em particular das Normas Técnicas Brasileiras, realiza Oficinas de Trabalho para identificação de novas demandas ou para disseminação das Normas Técnicas Brasileiras existentes, elabora Textos-base para discussão em ...
Qual a Principal Função da NBR 5410? A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil.
norma IEC 61936-1 No caso das instalações elétricas com tensão superior a 36,2 kV (tanto em corrente alternada quanto em contínua) a norma técnica aplicável no Brasil é a norma IEC 61936-1.
Por sua vez, as Normas de desempenho traduzem as exigências dos usuários em requisitos e critérios, e são consideradas como complementares às Normas prescritivas, sem substituí-las. A utilização simultânea delas visa atender às exigências do usuário com soluções tecnicamente adequadas.
A norma de desempenho ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho, visa garantir confiabilidade e segurança tanto para os responsáveis pela execução das obras na construção civil quanto para os clientes/compradores que irão usufruir dos imóveis.
O valor real de tempo de vida útil será uma composição do valor teórico de vida útil de projeto somado às influencias das ações da manutenção, da utilização e da sua vizinhança.