Zumba é um exercício físico aeróbico baseado em movimentos de danças latinas, como o merengue, a cumbia, a salsa, o reggaeton, entre outros. ... A empresa Zumba foi fundada em 2001, mas o estilo de treino-dança criado por Beto Perez surgiu em meados da década de 1990.
A zumba é um tipo de atividade física em que são misturados paços de ginástica aeróbica e danças latinas, favorecendo a perda de peso e ajudando a tonificar os músculos, principalmente quando associada a uma alimentação saudável e balanceada.
O número de aulas de Zumba a ser realizado na semana é ilimitado, ou seja, a aluna pode fazer todos os dias, se assim desejar. "Se a pessoa for realizar somente a Zumba, recomendamos uma frequência mínima de três vezes na semana", explica a professora Caroline.
O nome zumba não existia na época. Ele chamava de "rumba", que em muitos países latinos é sinônimo de festa. Embora Pérez tenha feito sucesso em sua vida na Colômbia, ele queria viver o "sonho americano". Então, em 1999, se mudou – ilegalmente – para Miami.
Confira os benefícios da Zumba
De acordo com a educadora física Fernanda Carvalho, a zumba pode ser praticada por todos em qualquer idade. "Não tem nenhuma restrição, a não ser que a pessoa já possua algum problema de saúde. Nesse caso, o ideal é buscar fazer uma avaliação médica antes de começar a dançar".
"A princípio não há restrições quanto à pratica das aulas. Qualquer pessoa de qualquer idade (dos anos) podem praticar as aulas de Zumba® desde que não tenha nenhum tipo de lesão que possa piorar com qualquer pratica de atividade física com impacto, obviamente.
Sim, para aqueles que desejam emagrecer, o ideal para ter um bom resultado é fazer de 2 a 3 vezes por semana. Para se ter uma ideia, é possível queimar até 1.000 calorias em uma aula de 45 a 60 minutos.
Beto Pérez Quando o bailarino Beto Pérez esqueceu em casa a fita com as músicas que usava em suas aulas de dança, ele precisou improvisar - e criou assim um novo tipo de exercício físico embalado por ritmos latinos que se espalhou pelas academias de todo o mundo.