A enfermagem é vista como subalternamente indispensável, pois a sociedade, que necessita ver os papéis de homem e mulher firmemente delimitados, resgata para essa profissão a mesma responsabilidade que sempre foi atribuída à mulher; qual seja, zelar pelo bom relacionamento na equipe, assim como a responsabilidade para ...
Alguns fatores como ambiente térmico, ruídos, iluminação, trabalho noturno, ritmo de trabalho, dentre outros, determinam o desgaste físico do trabalhador de enfermagem, interferindo diretamente no seu desempenho profissional, comprometendo conseqüentemente, sua produtividade (MAIA,1999).
No Brasil, a esmagadora maioria dos trabalhadores de enfermagem são assalariados, vendem sua força de trabalho ao empresário hospitalar ou ao Estado. O enfermeiro, apesar de assalariado e não participar dos lucros da empresa .
A escolha pela enfermagem é marcada por, ao menos, duas afirmações apontadas como falsas pelos profissionais da área: "o enfermeiro é um médico frustrado" ou "a enfermagem é para quem não conseguiu passar em medicina" . ... "O médico cuida do diagnóstico, o enfermeiro da assistência ao paciente.
Os enfermeiros são responsáveis por promover práticas sociais, voltadas a promoção do bem-estar em todas as etapas do processo de saúde e doença. Por isso, é fundamental conhecer a importância da enfermagem nesse contexto.
O Técnico em Enfermagem compõe a maior parte da força de trabalho da área da saúde, executando a maioria das ações hospitalares e atenção básica. Gerando a melhor qualidade possível de atendimento ao paciente. Ele é responsável por cuidar de pessoas, é uma profissão nobre, de extrema importância para a sociedade.
RESUMO: Fatores como estresse, riscos ocupacionais, dupla jornada de trabalho, baixa remuneração, desgaste físico e frustração profissional ocasionam uma exaustão emocional, nos profissionais de enfermagem prejudicando sua saúde, qualidade de vida e a qualidade da assistência prestada a seus pacientes.
Pesquisa sugere que a sobrecarga na jornada aumenta em até 30% a ocorrência de eventos adversos no hospital. A NOVIDADE – Cargas de trabalho de profissionais da enfermagem acima do nível considerado adequado podem aumentar em 40% o risco de um paciente morrer.
Profissionais de Enfermagem representam mais de 50% da força de trabalho na saúde. Representando mais de 50% da força de trabalho em saúde, os profissionais de Enfermagem têm papel fundamental na assistência à saúde, na segurança do paciente e na oferta de cuidado integral e humanizado.
A enfermagem representa a maior força de trabalho da saúde no país e no mundo, estando na assistência hospitalar à beira do leito e ao lado do cliente nas vinte quatro horas do dia, à frente das assistências domiciliar e ambulatorial, da atenção básica de saúde, na formação profissional e na pesquisa.