Palavra de origem guarani que significa rio semelhante ao mar. Pará (mar) + Anã (parecido, semelhante). Entre 18, o nome da Província do Paraná era escrito Paranã.
Na língua tupi, paraná significa "semelhante ao mar" e auê é uma espécie de saudação.
PARÁNÁ: O único dos três estados sulistas a ter nome de origem Tupi é o Paraná, que vem da justaposição de pará, "caudal", com anã, "parente, semelhante"; donde: "semelhante ao caudal, mar", o que o liga semanticamente aos acidentes geográficos.
Etimologia (origem da palavra PR). Forma abreviada do nome Paraná.
verbo intransitivo Caminhar sem destino certo. Andar sem rumo, de modo ocioso, sem coisas com as quais se preocupar: precisava sair sem rumo, simplesmente, flanando. Etimologia (origem da palavra flanar). Do francês flanêr.
A origem do nome Pará vem do termo "pa'ra", o mesmo que "rio-mar" na língua tupi-guarani. Era assim que os índios denominavam um dos braços – o direito - do rio Amazonas.
Guarapuava (do tupi-guarani: guará lobo e puava: bravo) foi o nome dado aos campos gerais descobertos em 1770, com área primitiva de 175.000 km².
Significado de Paraná substantivo masculino Braço de rio caudaloso separado deste por uma série de ilhas. Canal que liga dois rios.