A oração começa com a invocação "Pai Nosso". Com ela, entramos na relação com Deus tal como Jesus. Ele nos ensina a chamar Deus de "Abba" (papai). ... Toda a oração é feita no plural, pois não podemos nos dirigir a Deus Pai sem trazer, diante de nós, todos os irmãos e irmãs com seus sofrimentos e misérias.
Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.
O Pai-Nosso é chamado oração dominical e oração do Senhor, porque foi uma oração revelada pelo próprio Jesus Cristo. A primeira parte do "Pai-Nosso" é um pôr-se na presença de Deus nosso Pai. A segunda parte são as petições em relação a nossas necessidades.
Esta expressão mostra a nossa dependência em Deus, dele suprir o alimento e esta expressão nos encoraja a pedir a Deus pelas coisas que precisamos para sustentar a nossa carne.
Quando os discípulos pediram "Senhor, ensina-nos a orar" (Lc 11,1), Jesus ensinou-lhes a oração do Pai-Nosso. ... O Pai-Nosso é chamado oração dominical e oração do Senhor, porque foi uma oração revelada pelo próprio Jesus Cristo. A primeira parte do "Pai-Nosso" é um pôr-se na presença de Deus nosso Pai.
Pai Nosso, que estais no céu,
Duas versões dela ocorrem no Novo Testamento: uma no Evangelho de Mateus (Mateus 6:9-13), como parte do discurso sobre a ostentação, uma seção do Sermão do Monte; e a outra no Evangelho de Lucas (Lucas 11:2-4).
Vós deveis rezar assim: Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
Os primeiros cristãos tinham um grande respeito pela Oração dominical. A Oração dominical não se ensinava a qualquer um. Sua recitação constituía um privilégio que só se outorgava aos que já haviam recebido o batismo. Era a última coisa que se ensinava aos catecúmenos e só na véspera de seu batismo.
Encontramos os discípulos pedindo a Jesus para ensiná-los. Eles queriam ser ensinados porque aquele que aprende a orar opera sinais e maravilhas. ... Jesus apresenta princípios da oração chamada Pai Nosso e, logo em seguida, do versículo 5 ao 13 de Lucas 11, Ele ensina sobre a oração.