Suas presas naturais consistem de animais silvestres como catetos, capivaras, queixadas, veados e tatus. No entanto quando o número destes animais diminui, geralmente por alterações ambientais provocadas pelo homem, as onças podem vir a se alimentar de animais domésticos e por esse motivo são perseguidas.
Hábitos. As onças-pintadas, como todos os felinos, são animais noturnos. Ou seja, elas caçam durante à noite. Portanto, dormem durante o dia perto dos rios ou nas árvores.
A onça-pintada está no topo da cadeia alimentar e é um animal carnívoro. No nosso país, as onças costumam alimentar-se de mamíferos como capivara, anta e tamanduá-bandeira. Também podem alimentar-se de jacarés e peixes. ... Vale dizer que, normalmente, as onças-pintadas evitam áreas onde ocorre atividade humana.
12 – 15 anosna natureza Onça-pintada/Expectativa de Vida
A onça-pintada alimenta-se de animais silvestres, como catetos, veados e tatus.
Onças e leopardos têm seu pêlo todo pintado – e isso não acontece, obviamente, para atrair a caça ilegal. A sugestão mais aceita pelo motivo do pelo pintado dos bichos é que, com ele, é mais fácil se camuflar para conseguir atacar suas presas mais facilmente, entre árvores e florestas cheias de sombras.
A onça-pintada é um animal que apresenta, principalmente, hábitos crepusculares, porém é descrito, muitas vezes, como um animal de hábito noturno. Em alguns locais, no entanto, essa espécie é ativa tanto durante o dia quanto durante a noite, como é o caso das onças-pintadas encontradas na Mata Atlântica.
A onça-pintada é encontrada no cerrado, caatinga, pantanal e florestas tropicais; do sul dos Estados Unidos até à Argentina.
A onça-pintada exerce importante função ecológica para a manutenção do equilíbrio dos ambientes onde ocorre, principalmente por regular o tamanho das populações de suas espécies presas como, por exemplo, queixadas, capivaras e jacarés.
A onça-pintada alimenta-se de animais silvestres, como catetos, veados e tatus.