Ele retrata o trabalho do artista junto aos catadores de lixo no aterro do Jardim Gramacho em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O documentário foi premiado no Festival de Sundance e no Festival de Berlim e ainda, indicado para o prêmio melhor documentário no Oscar de 2011.
"O Sugar Children" tem muito a ver com a fotografia, já que o açúcar é um cristal e a fotografia é um cristal prateado exposto à luz. É uma série pontilhista feita com açúcar sobre papel preto e depois fotografada em prata de gelatina. Isso desencadeou algo muito importante.
Vik Muniz (São Paulo - SP - 1961) Realiza, desde 1988, séries de trabalhos nas quais investiga, principalmente, temas relativos à memória, à percepção e à representação de imagens do mundo das artes e dos meios de comunicação.
Fotografia EsculturaTécnica mista Vik Muniz/Formas
A Obra Sócrates faz parte de uma série de fotografias expostas na 24ª Bienal Internacional de São Paulo que apresenta figuras de meninos de rua retratados em seu ambiente, tendo como tema central sua condição de vida. ... Palavras-chave: Vick Muniz, fotografia, releitura, arte contemporânea.
Vik Muniz: A ideia de você criar uma construção a partir de um material, cuja estética, pela associação ao significado do lixo, já está muito poluída, já impregna tudo que não é usável. Você pegar aquilo e fazer uma coisa bonita, você já está recarregando o potencial desses materiais com a promessa de reutilização.
Atualmente, Vik Muniz é conhecido mundialmente por suas obras inusitadas onde utiliza técnicas e materiais como alimentos, algodão, materiais recicláveis, cabelo, arame, serradura, pó, terra, dentre outros. Com uma criatividade apurada e o uso de materiais inusitados Muniz produziu diversas obras visuais.
O processo de trabalho de Vik Muniz consiste em compor imagens com os materiais, normalmente perecíveis, sobre uma superfície e fotografá-las, resultando no produto final de sua produção. As fotografias de Vik fazem parte de acervos particulares e também de museus de Londres, Los Angeles, São Paulo e Minas Gerais.
Artes visuais Vik Muniz/Conhecida por
O artista plástico denunciou as queimadas no Paraná, a exploração dos minérios em Minas Gerais e o desmatamento na Amazônia. Além disso, defendeu as tartarugas de Nova Viçosa e se colocou na frente de um trator para evitar a construção de uma avenida na cidade. Sua militância em prol do meio ambiente foi de emocionar.