O primeiro registro deste termo se remonta ao período homérico e foi usado para se referir à região de Tessália, a pátria dos helenos. No entanto, o termo Hélade não era usado simplesmente num um sentido geográfico, mas sim ao conjunto de valores e ideais que conformavam a civilização grega.
2. Hélade. Nome usado para designar quase toda a parte continental da Grécia, isto é, a Ática, Beócia, Etólia, Acarnania, etc. Hélade é o mesmo que Grécia.
Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais. Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
Os gregos estavam constituídos de vários povos como os aqueus, jônios, dóricos, tribos áticas, etc. Consideravam que seu herói fundador era Heleno, um adivinho que é retratado na obra "Odisseia" e chamavam a si mesmo de "helenos".
"Hélade" era o nome pelo qual os territórios atualmente pertencente a moderna Grécia eram denominados durante a Antiguidade Clássica, principalmente antes da conquista romana da região.
Por helenismo compreende-se o período de domínio da cultura grega no mundo antigo que se seguiu após a morte do imperador Alexandre, o Grande. ... O império alexandrino caracterizou-se por levar também a cultura grega (chamada helênica) para todas as regiões que conquistou.
Os gregos ou helenos (em grego: Έλληνες, transl.: Éllines, "helenos") são uma nação e um grupo étnico que tem habitado a Grécia desde o século XVII a.C.. Atualmente eles são principalmente encontrados na península grega do sudeste da Europa, nas ilhas gregas e em Chipre.