As etapas de processos seletivos de empresas não escaparam das acusações da geração Z do que é ser cringe (constrangedor ou mico, em inglês). ... A geração Z, de nascidos pós-1995, apontou que diversas paixões da geração Y, conhecidos também como millenials, eram vergonhosas.
A geração Z compreende o grupo de pessoas nascidas a partir de 1995. Cresceram junto com a popularização da internet e interagem com o mundo integrando todas as formas de tecnologia disponíveis.
Geração Z é a definição sociológica para pessoas nascidas entre 19. Nesse contexto, significa que os nascidos entre 19 desse grupo estão saindo da faculdade, e suas experiências de vida têm grande influência no tipo de trabalho que procuram e que consideram importante.
Resumidamente, os millennials são aqueles que nasceram entre 19, e a geração Z inclui as pessoas nascidas a partir de 1995.
Mas saiba que, para algumas pessoas da geração seguinte – a geração Z –, essa fixação com boletos é cringe. Cringe é uma gíria usada nas redes sociais para indicar algo meio constrangedor – aquilo que te dá um pouco de vergonha alheia, sabe?
Jovens comunicativos, proativos, autodidatas e descolados. Esses são alguns dos atributos ligados ao conceito de geração Z. ... Logo, os jovens que compõem a geração Z apresentam um estilo de vida diferente e hiperconectado, pois nasceram em um momento de grande revolução tecnológica.
Geração Y (millennials): nascidos entre 19 (atualmente com 25 a 40 anos) Geração Z: nascidos entre 19 (atualmente com 10 a 25 anos) Geração Alpha: nascidos a partir de 2010 (atualmente com até 10 anos)
A teoria mais aceita por estudiosos é que surgiu como sucessória à Geração Y, do final de 1982 (começo do Echo Boom). Portanto, é a geração que corresponde à idealização e nascimento da World Wide Web, criada em 1990 por Tim Berners-Lee, e no "boom" da criação de aparelhos tecnológicos modernos.
Já a Geração Z, composta por quem nasceu entre 19, é considerada a "primeira tribo de nativos digitais", segundo a agência de publicidade Sparks & Honey. Os jovens desse grupo estão preocupados em transformar o mundo, serem disruptivos, e são mais engajados em causas sociais do que as gerações anteriores.
"A Geração Z é a definição sociológica para a geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010 (fonte: Google)".