Coordenada por D'Alembert e Diderot, "Encyclopédie" foi elaborada entre 17. Cada vez mais se impunha o princípio de que o saber, e não a fé, deveria nortear a busca de respostas às questões da vida. ...
Defendia que a Razão deveria ser o princípio a guiar a política, a economia e a cultura. Acreditava, como seus contemporâneos iluministas, que o poder político deveria ser dividido, sendo intolerável o Absolutismo, que era necessário buscar desenvolver o conhecimento técnico/científico e combater os dogmas.
Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia.
Veja quais foram os principais pensadores iluministas e seus ideais, em muitos casos, polêmicos.
O enciclopedismo foi um movimento filosófico-cultural originado do iluminismo, desenvolvido na França por Diderot e d'Alembert e que buscava, a partir dos novos princípios da razão, catalogar todo o conhecimento humano na Encyclopédie, uma obra monumental, que constava de 35 volumes.
François Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire, foi um dos mais importantes filósofos do iluminismo. Defensor das liberdades individuais e da tolerância, foi uma das principais inspirações da Revolução Francesa.
Jean le Rond d'Alembert (Paris, 16 de novembro de 1717 — Paris, 29 de outubro de 1783) foi um filósofo, matemático e físico francês que participou na edição da Encyclopédie, a primeira enciclopédia publicada na Europa.
Paris, França Jean le Rond d’Alembert/Local de nascimento