Quando falamos em direitos humanos e diversidade falamos do reconhecimento do ser humano como ser humano, com diversas dimensões. Nós não somos pessoas, seres humanos sem a dimensão da diferença, da diversidade que muitas vezes é esquecida.
Cidadania e diversidade cultural são conceitos em construção e estão na pauta das políticas culturais, bem como nas reflexões e práticas de diferentes erapeutas ocupacionais que atuam com a área cultural através da promoção de formação em gestão cultural, da realização de mapeamentos culturais, de programas e projetos ...
Visando atender essa lacuna, o curso Diversidade, Cidadania E Direitos Humanos objetiva aprofundar e ampliar os conhecimentos dos profissionais acerca das diversas conceituações e implicações teórica-metodológicas que os direitos humanos possuem na sociedade.
A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito á dignidade humana. Ela implica o compromisso de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas que pertencem à minoria e os dos povos autóctones.
A mais recente constituição garante os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos nossos cidadãos. Essas garantias aparecem, por exemplo, logo no primeiro artigo, onde é estabelecido o princípio da cidadania, da dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho.
A Diversidade Social é o conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social. São expressões culturais, diferenças físicas, étnicas, crenças, modos de vida, classes sociais etc.
O ponto chave da questão é o respeito que todos devemos ter quanto a diversidade de ideias. Precisamos ter a consciência de que não somos donos da verdade e por mais que não concordemos com determinado ponto de vista, devemos, acima de tudo, respeitá-lo. Isso é sinal de maturidade.
A diversidade cultural é importante porque o nosso país, os locais de trabalho e as escolas são cada vez mais constituídos por vários grupos culturais, raciais e étnicos. ... Além disso, a diversidade cultural ajuda-nos a reconhecer e a respeitar "formas de ser" que não são necessariamente nossas.