Cuca é uma personagem da obra infantil de Monteiro Lobato, da série Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato....Cuca (personagem)CucaEspécieJacaréCaracterísticasJacaré bipede de cabelos loirosFamíliaSaci (primo)Amigo(s)Pesadelo
Em suas habilidades inclui a capacidade de entrar na mente das pessoas e descobrir traumas passados, tendo assim, uma vantagem sobre elas. Imagens: Primeira versão da Cuca, interpretada por Mário Meneguelli em 1951.
Lendas do folclore
A Cuca é um jacaré bípede de cabelo amarelo e voz horripilante que, na verdade, é uma velha bruxa encantada. Antes, dizem que era um dragão que chegou ao Brasil junto com outras lendas portuguesas desde os primórdios da colonização. Diz a lenda que a Cuca mora em uma caverna, onde vive fazendo poções mágicas.
Cuca. É uma bruxa velha, feia, desgrenhada, que de noite aprece para levar consigo as crianças inquietas e insones. Como é uma bruxa, pode assumir várias formas: uma borboleta, uma coruja, aranha ou cobra.
Ele usa um capuz vermelho e possui apenas uma perna – por isso se locomove pulando rapidamente pela floresta. É muito brincalhão, agitado e travesso, realizando travessuras por onde passa: adora bagunçar a crina dos cavalos durante a noite.
A Cuca é um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. Ela é conhecida popularmente como uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes. A origem desta lenda está em um dragão, coca das lendas portuguesas, esta tradição foi trazida para o Brasil na época da colonização.
A Cuca é uma personagem do folclore brasileiro. Trata-se de uma bruxa velha com aparência assustadora que possui cabeça de jacaré e unhas imensas. Dona de uma voz assustadora, a Cuca rapta as crianças desobedientes. Reza a lenda que a bruxa Cuca dorme uma vez a cada sete anos.
Diz a lenda que Curupira é um anão forte e ágil, de cabelos ruivos, pés virados para trás e muito travesso. A principal característica desse personagem do folclore brasileiro são suas pegadas invertidas, usadas para confundir os caçadores que tentam capturá-lo.