Boneca (do espanhol "muñeca") é um dos brinquedos mais antigos e mais populares em todo o mundo. Reproduz as formas humanas, predominantemente a feminina e a infantil, e muitas vezes é considerada como um brinquedo que prepara para a maternidade e paternidade.
Boneca de pano é uma forma simples e rudimentar de boneca, em que as partes do corpo são confeccionadas em tecido, podendo o enchimento ser feito em diversos materiais, que vão desde a palha, chumaços de algodão, maravalha, etc. ... Bonecas de pano atuais seguem o mesmo modo de confecção mas tem uma aparência bem moderna.
A boneca de porcelana é feita apartir da queima de argila pura e nesse processo, o material acaba ficando mais refinado e delicado. Depois dessa descobertar na China, os Europeus tentaram imitar a porcelana, sem sucesso misturando barro com vidro moído.
Como é feito um boneco vodu? Os materiais são: Para o enchimento é usado penas, algodão ou papel amassado. Para a roupa é utilizado papel, palha, saco de batata, folhas, casca de milho e pedaços de tecidos. A estrutura é feita com dois gravetos ou lápis cruzados, formando uma cruz.
A boneca é a representação simbólica do ser humano e permite assumir muitos papéis: o de mãe, o de irmã, de avó, de tia, de professora... "Se a criança recria o que vive, ela recria também o afeto que recebe e assume o papel dos cuidadores" (PIAGET, 1997).
Brincar de boneca desenvolve empatia e habilidades de interação social, aponta estudo. Os estímulos dados às crianças durante a infância ditam diversos comportamentos futuros. De acordo com especialistas, é nesse momento da vida que muitas habilidades cognitivas e sociais são formadas.
A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma ser uma boneca negra, significado aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso ). ... Considerado um amuleto até hoje, essas bonecas, assim como os vodus haitianos, são legados de uma cultura milenar.