Na Bíblia, em Mt 25,41, está escrito: "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos". Já no dicionário Aurélio, o canhoto é definido como "inábil, desajeitado".
Eúde foi o segundo juiz de Israel seguinte a Otniel. Ele era filho de Gera, da tribo de Benjamim, e era canhoto.
A existência de canhotos ainda não foi explicada. ... Na Idade Média, os canhotos, especialmente, as mulheres canhotas sofreram perseguição implacável. No caso das mulheres, as acusações de bruxaria baseavam-se na relação estabelecida nos textos antigos entre o lado esquerdo e o pecado e a tentação.
Problemas de saúde e morte prematura, por exemplo, são frequentemente associados ao domínio da mão esquerda, mas não é bem assim. A questão da mortalidade pode ser explicada pelo fato de que, no passado, muitas pessoas canhotas eram forçadas a usar a mão direita. Isso faz parecer que há menos idosos canhotos.
Sim, e bastante. Durante boa parte da história da humanidade, o lado esquerdo e os que utilizam mais essa mão foram vítimas de preconceito cultural, social e religioso.
Nos participantes canhotos, as duas metades do cérebro - os hemisférios esquerdo e direito - estavam melhor conectadas e mais coordenadas nas regiões envolvidas na linguagem. Os pesquisadores especulam que os canhotos podem ter melhores habilidades verbais, embora não tenham ainda como comprovar essa tese.
Eudes é um nome oriundo do germânico Eutha que, por sua vez, vem do francês Eudes. Essa palavra deriva dos termos ot, od e aud e o significado é "rico" ou "poderoso".
Em inglês, os canhotos são chamados left-handed, sendo que left provém de lyft — inglês arcaico que significava fraco. Em francês, gauche tem origem na palavra incómodo. Algumas teorias dizem que o preconceito em relação aos canhotos pode ter começado há cerca de 350 mil anos entre os neandertais europeus.
As 9 coisas mais irritantes para um canhoto (que destros nunca entenderão)
Há também quem defenda, através de estudos científicos, que o canhoto tem um raciocínio mais rápido que o destro. Em alguns desportos (40% dos tenistas profissionais são canhotos), em combate, na condução e a jogar jogos de vídeo o canhoto é normalmente apontado como mais rápido.