Como elemento estruturante da experiência humana, a espiritualidade está ligada a manutenção e fortalecimento da saúde física, mental e social, havendo estudos, cada vez mais qualificados nas últimas três a quatro décadas, apontando benefícios diretos como redução de estresse, ansiedade e depressão, uso de substâncias ...
A espiritualidade manifesta-se como religiosa, quando essa transcendência repercute de tal forma na transformação da vida da pessoa que o experimentado não se explica apenas por forças contidas na interioridade da pessoa, mas é sentido como a presença de um absoluto, identificado como Deus.
A maioria dos estudos mostrou que envolvimento religioso e espiritualidade estão associados com melhores índices de saúde, incluindo maior longevidade, habilidades de manejo e qualidade de vida, assim como menor ansiedade, depressão e suicídio.
Os valores da espiritualidade ajudam na saúde mental, fazendo-os se conectarem com a forma de sentir e pensar. Ajuda a pessoa a se conectar com um grande sistema de apoio que restabelece os vínculos familiares. Dá as ferramentas necessárias para pessoas com doença crônica lidem e previnam a depressão e ansiedade.
Saúde espiritual Por fim, a saúde espiritual é a dimensão de bem-estar relacionada à fé e às crenças do ser humano. Para alcançar o bem-estar espiritual, é preciso ter liberdade para exercer a fé, valores e propósito pessoal, seja por meio da religião ou filosofia.
Existe uma forte associação positiva entre o envolvimento religioso e saúde mental. Estudos epidemiológicos indicam a influência de fatores religiosos sobre um conjunto diversificado de resultados, incluindo drogas, depressão e etilismo, comportamento delinqüente, suicídio, e certos diagnósticos psiquiátricos(17,23).
Para Giovanetti, o termo "religiosidade" "implica a relação do ser humano com um ser transcendente", ao passo que o termo "espiritualidade" "não implica nenhuma ligação com uma realidade superior" (2005:136). Para esse autor, a espiritualidade significa a possibilidade de uma pessoa mergulhar em si mesma.
E a espiritualidade é sentir Deus, ter fé, pensar em Deus. Fé significa encontro com um Ser maior.