O pensamento crítico tem como fundamento os conceitos categóricos, não tendo como base procedimentos ágeis, por exemplo. Nesse tipo de pensamento a lógica sempre é existente, no entanto existem mais elementos além dela, tais como recursos intelectuais, a exemplo disso podemos citar a precisão, a clareza e a relevância.
Trata-se de um tema complexo, possuindo várias definições diferentes, que geralmente incluem a análise ou ponderação racional, cética, imparcial de evidências factuais. O pensamento crítico é autodirigido, autodisciplinado, automonitorado e autocorretivo.
O pensamento crítico ajuda a organizar os pensamentos, manter o foco em objetivos e construir uma disciplina pelo resto da vida. Isso acontece porque o primeiro passo ao avaliar uma situação de maneira crítica é a observação, tentar entender tudo que está acontecendo antes de tirar uma conclusão.
Talvez o maior e mais importante pilar de sustentação do pensamento crítico seja a resolução de problemas. Em síntese, resolução de problemas é a ação de se definir um problema, determinar sua causa, e com isso identificar, priorizar e selecionar quais são as alternativas mais viáveis para levar a uma solução.
O pensamento crítico começou com os filósofos gregos, na antiguidade clássica. Alguns filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles estavam certos que é possível utilizar o pensamento aceitando certos princípios racionais ou lógicos, de forma a alcançar a verdade, ou pelo menos prevenir as formas incorretas de pensar.
O diálogo é uma das ferramentas mais poderosas para estimular o pensamento crítico e a criatividade em sala de aula. Trata-se do contato do educador com os estudantes e também entre eles. Envolve adotar uma atitude investigativa em relação a um fenômeno, situação ou problema.
7 principais idéias para desenvolver um pensamento crítico
O pensamento crítico envolve um juízo intencional, no sentido de refletir sobre em que se deve crer ou de como reagir a um exame minucioso, a uma vivência, a uma manifestação oral ou textual, e até mesmo a proposições alheias. Ele também está ligado à definição do conteúdo e do valor do objeto da observação.
O pensamento crítico é fundamental para a vida das crianças, estimulando sua curiosidade natural e contribuindo para o processo de tomada de decisão. Ele ensina a escolher a melhor informação, analisar e pesquisar antes de decidir acreditar ou seguir alguma teoria.
7 principais idéias para desenvolver um pensamento crítico