A ausência da melatonina provoca um gradual desequilíbrio entre a pineal, o hipotálamo, a hipófise e as glândulas, ou seja, o indivíduo passa a ter uma dessincronização neuro endócrino reprodutivo imunológica, desencadeando doenças graves.
Dormir tarde aumenta risco de morte prematura A pesquisa analisou dados de 433 mil pessoas com idade entre 38 e 73 anos, e concluiu que aquelas que se definem como "noturnas" têm 10% mais chances de sofrerem uma morte prematura do que aquelas que se dizem "diurnas".
Ficam menos doentes Aquelas que dormem cedo, tem uma melhor regulação do organismo e seus hormônios, o que fortalece o sistema imunológico.
Não dormir bem envelhece Não fechar os olhinhos por tempo suficiente aumenta a rapidez do processo de envelhecimento. Quem dorme menos tem mais marcas de expressão, pode desenvolver manchas na pele e ter a elasticidade da cútis drasticamente comprometida.
De acordo com os especialistas, dormir demais gera a tendência de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, por exemplo. Isso porque, durante o sono há redução da atividade cardiovascular, queda da pressão arterial e da frequência cardíaca.
De acordo com pesquisa realizada no Reino Unido, quem dorme mais cedo pode viver mais. O estudo apontou que quem tem o costume de dormir tarde tem 10% mais chance de morrer mais cedo do que as pessoas que dormem o horário recomendado.
Dormir (e acordar) tarde não tem problema nenhum, diz a ciência - Revista Galileu | Sociedade.
Crianças que dormem tarde podem ter desenvolvimento cerebral prejudicado, diz estudo. Permitir que as crianças fiquem acordadas até tarde pode provocar o desenvolvimento de danos cerebrais nelas.
3. Crianças que dormem cedo ficam mais atentas e têm melhor desempenho escolar: o bom sono contribui para a memorização e a aprendizagem. 4. Crianças que dormem cedo tem menos tendência à obesidade: crianças com horário para dormir costumam ter horário para comer.
É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.