O Problema de Transporte consiste em determinar o menor custo (ou o maior lucro) em transportar produtos de várias origens para vários destinos. Aplicação direta em Logística.
Todo problema de Programação Linear busca obter uma solução ótima para uma dada situação. ... Desse modo, a Função Objetivo (FO) é uma expressão matemática que quantifica a solução de um dado problema.
Função objetivo. É uma função que busca maximizar ou minimizar , dependendo do objetivo do problema. Ela é essencial na definição da qualidade da solução em função das incógnitas encontradas.
Segundo Horgren (1978) a Pesquisa Operacional é a aplicação de métodos científicos para auxiliar na tomada de decisão. É a alocação eficiente de recursos escassos. Ela representa o mundo real através de modelos matemáticos e, utilizando-se de métodos quantitativos, resolve esses modelos com o objetivo de otimizá-los.
Logística de transporte é o ramo da logística responsável pela definição do melhor modal para conduzir determinada quantidade de mercadoria com segurança pelo menor custo e tempo, seja ele ferroviário, seja aeroviário, rodoviário, hidroviário e dutário (via dutos).
O transporte representa a maior parte dos custos em uma estratégia logística, cerca de 60% das despesas na maioria das organizações. As funções principais do transporte em uma estratégia logística são a capacidade de carga, a utilidade de lugar e o ganho de tempo.
Programação Linear consiste em métodos para resolver problemas de Otimização com restrições (injunções) em que a Função Objetivo é LINEAR em relação as variáveis de controle x1, x2,...,xn, e o domínio destas variáveis é injuncionado por um sistema de inequações lineares (Advanced Engineering Mathematics).
A função objetiva sintetiza o objetivo da empresa. Ela é o próprio objetivo. Por exemplo, uma fábrica de sorvete quer maximizar seu lucro. Nesse caso, devemos descobrir o quanto cada sorvete dá de lucro.
Quando você relaciona duas grandezas, de modo que uma depende da outra, você está usando o conceito de função. Portanto, uma função permite que você visualize as mudanças sofridas por uma grandeza a partir da "variação" de outra grandeza.
Por exemplo, uma fábrica de sorvete quer maximizar seu lucro. Nesse caso, devemos descobrir o quanto cada sorvete dá de lucro. Cada litro de sorvete de chocolate retorna R$ 3 de lucro, e cada litro de sorvete de creme retorna R$ 5 de lucro. Assim, sabendo os lucros para cada sorvete, sintetizaremos o objetivo.