Desenho organizacional é a maneira como uma empresa se organiza, envolvendo seus processos internos e estruturação da equipe. Também é conhecido como Design Organizacional e não está somente relacionado às burocracias internas e planos de carreira.
Qualquer desenho organizacional apresenta quatro características principais: 1 – Diferenciação: Divisão do trabalho em departamentos, divisões, seções ou subsistemas. 2 – Formalização: Trata das regras e regulamentos da organização. 3 – Centralização: Explica a localização e a distribuição da autoridade.
O desenho organizacional é utilizado pela empresa para alcançar um ou mais objetivos, ele aborda a configuração da estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para que a empresa funcione e gere resultados.
Os requisitos do desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização ira funcionar e é dividida em quatro requisitos fundamentais: Como estrutura básica: divisão do trabalho, como mecanismo de operação: indica oque os participantes devem ou não devem fazer, como ...
Em outras palavras, a elaboração do Design Organizacional é vista como um processo, no qual a melhoria contínua e incremental é essencial. ... Além disso, são valorizadas características como clareza, empoderamento e flexibilidade na estrutura.
Tipos de estrutura organizacional
Tipos de desenho organizacional Os tipos mais comuns de desenho organizacional são: funcional, produto, geográfica, cliente, por processo, projeto e matricial. No funcional, são agrupadas as funções que são comuns ou que desenvolvem atividades parecidas. Isso é feito com o objetivo de dar a organização unidade.
- DESENHO ORGÂNICO: É uma forma adaptativa de organização que proporciona autoridade descentralizada, pouca divisão do trabalho, poucas regras e procedimentos, amplitudes administrativas maiores e meios pessoais de coordenação.
Na realidade o desenho organizacional deve reunir e compatibilizar quatro características principais: diferenciação, formalização, centralização e integração. Em cada empresa, cada uma dessas características vária enormemente.