de 19 O PCN tinha como orientação a seguir nos currículos escolares do país, por isso foi criado os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN nos anos de 19, em seguida em 1999 foi disposta para o ensino médio pelo Ministério da Educação e Desporto - MEC.
Os PCN foram criados com o objetivo de realizar uma reforma curricular em âmbito nacional, estabelecendo conteúdos essenciais para a formação e exercício da cidadania e da democracia.
Junto com a Constituição de 1988,com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e com as Diretrizes Curriculares Nacionais (1998), os PCNs vieram reformar o ensino em todo o território nacional, com o intuito de melhorar a qualidade da educação básica no país.
O processo de elaboração dos PCN começou em 1995, sendo que no fim daquele ano já havia a versão preliminar, que foi apresentada a diferentes instituições e especialistas. ... Os PCNs foram transformados num conjunto de dez livros, cujo lançamento ocorreu em 15 de outubro de 1997, Dia do Professor, em Brasília.
Os PCN estão divididos a fim de facilitar o trabalho da instituição, principalmente na elaboração do seu Projeto Político Pedagógico. São seis volumes que apresentam as áreas do conhecimento, como: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, geografia, arte e educação física.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental buscam tematizar a Educação Física na perspectiva da cultura corporal objetivando a prática pedagógica como meio de formação da cidadania.