14 Período Sengoku/Períodos
O povoamento do território hoje ocupado pelo Japão começou no século III a.C. A partir do século VI, a região foi unificada e, somente no século XVI, passou a ter contato com o europeu. Por meio de navegadores portugueses e espanhóis, o Japão iniciou o processo de trocas comerciais com o mundo ocidental.
11 de fevereiro de 660 a.C. Japão/Fundação
A expansão colonial do Japão deu-se no curto período de cerca de 50 anos, de 18, e é o resultado da busca do país em se equiparar às grandes potências da época, também dedicadas à expansão, militarismo e busca de áreas de comércio para os produtos locais.
14 Período Sengoku/Períodos
A primeira cultura japonesa, os Jomon, ocuparam o arquipélago nipônico a partir de 14 mil a.C.. A civilização Yayoi surgiu por volta de 300 a.C..
O período datado a partir de 20 mil a.C. é conhecido como pré-Jomon. Os habitantes do Japão viviam da caça e da pesca, utilizando-se de instrumentos de pedra, conseguidos através do lascamento. Este era o período da pedra Lascada ou Paleolítico e pouco se sabe a respeito deste.
Os japoneses são descendentes de povos jomon, yayoi e ainus que se estabeleceram no arquipélago nipônico durante milhares de anos. Os Jomons foram os primeiros a desenvolver civilização no arquipélago, o povo nômade Yayoi se estabeleceu na região Central do Japão, e os Ainus ao Norte do país.
História. O Japão é habitado há pelo menos 10 mil anos. De acordo com a lenda, o imperador Jimmu fundou o estado japonês em 660 a.C. No entanto, os registros históricos mostram que o país só se unificou por volta do final do século IV ou início do século V.