Os campos ocupam áreas descontínuas do Brasil. Na Região Norte, esse bioma está presente sob a forma de savanas de gramíneas baixas, nas terras firmes do Amazonas, de Roraima e do Pará. Na Região Sul, surge como as pradarias mistas subtropicais.
Campos é um bioma caracterizado pela presença de vegetação rasteira, herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos com características diversas, conforme a região.
Os Campos, também chamados de Pampas (termo de origem indígena que significa "região plana") ou Campos Sulinos, são formações abertas compostas basicamente por gramíneas com alguns arbustos como Matas Ciliares (nos leitos dos rios).
Campos meridionais: são encontrados, especialmente, no Rio Grande do Sul (Campanha Gaúcha) e no Mato Grosso do Sul (Campos de Vacaria). Nessas áreas a principal atividade econômica desenvolvida é a pecuária.
A fauna e a flora são diversificadas, como o que ocorre na floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo. Savana: também conhecida como cerrado, esse tipo de vegetação é comum na porção central da América do Sul, norte da América Central, além de áreas da Austrália e do continente africano.
A característica principal do Bioma Pampa é a sua vegetação, que apresenta uma composição herbácea, ou seja, formada basicamente por gramíneas e espécies vegetais de pequeno porte, não ultrapassando os 50 cm de altura.
Mata Atlântica Também chamada de Floresta Latifoliada Tropical, ocupa cerca de 13% do território nacional, sendo menor apenas que a Floresta Amazônica e o Cerrado. É o tipo de cobertura vegetal mais devastado, apresentando atualmente apenas 14% de sua área original.
Os Campos da Região Sul do Brasil são denominados como "pampa", termo de origem indígena para "região plana". ... Outros tipos conhecidos como campos do alto da serra são encontrados em áreas de transição com o domínio de araucárias. Em outras áreas encontram-se, ainda, campos de fisionomia semelhantes à savana.
Significado de Campo substantivo masculino Território ou área plana; planície, prado. Extensão de terra cultivável: campo de trigo, de milho.