Placenta tem, sim, relação com bolo, mas não como estão contando por aí. A verdade é, digamos, mais deglutível. 'Placenta' vem do grego antigo 'plakóenta', com origem em 'plakoûs' e este de 'pláx' (chato, plano). É daí que temos 'placa', em português, pois também é um objeto achatado.
1. [ Anatomia ] Massa carnuda na extremidade do cordão umbilical que estabelece a comunicação entre o sistema circulatório do feto e o da mãe, durante a vida uterina. 2. [ Botânica ] Parte do pericarpo que prende a semente.
Significado de Placenta substantivo feminino Embriologia. Órgão vascular que, se formando no interior do útero, une o feto à parede desse mesmo útero (materno), possibilitando, dessa forma, a passagem de nutrientes e oxigênio para o sangue fetal. ... Etimologia (origem da palavra placenta). Do latim placenta.ae.
A placenta é uma estrutura que surge durante a gestação e que possui, entre outras funções, a capacidade de nutrir o embrião. Essa estrutura é formada por dois componentes: a) uma parte derivada do saco coriônico e outra derivada do endométrio. b) uma parte derivada do endométrio e outra derivada do cordão umbilical.
A palavra bolo deriva de «prov[avelmente] bola /ó/, com fechamento da vogal tônica -ó- > -ô- e troca da vogal temática -a por -o, tomada como desin[ência] de masc[ulino], no padrão vern[áculo] masc[ulino] -o: fem[inino] -a; talvez pelo feitio arredondado que os bolos em geral apresentam; (...); f[orma] hist[órica] 1392 ...
Placenta bilobada. Placenta que é retida depois do parto por espasmo ou por contractura do útero. Porção da placenta que está diretamente ligada ao feto através do cordão umbilical.
Em cerca de 10% das gestações a bolsa pode romper espontâneamente antes do trabalho de parto iniciar. Esta situação é chamada de amniorrexe prematura ou rutura prematura de membranas (RUPREME). É importante saber que prematura nesses casos significa que foi antes do trabalho de parto iniciar .
Composto de duas artérias e uma veia envoltas em um material gelatinoso — a geleia de Wharton — o cordão umbilical comunica o sistema circulatório do bebê, através do umbigo, aos vasos da placenta, estando inserido, normalmente, bem no centro dessa estrutura.