A banha de porco oferece nutrientes como as vitaminas do complexo B, C e D, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Inclusive, essa gordura perde apenas para o óleo de fígado de bacalhau quando se trata do teor de vitamina D, o que faz dela um excelente auxiliar para a absorção de cálcio pelo organismo.
Banha se refere à gordura de porco. É usada como gordura para cozinhar, tendo também sido usada no passado como manteiga para passar-se no pão. ... A banha de porco voltou a ser alternativa econômica após aumento de 32% do valor cobrado nos supermercados para o óleo de cozinha.
Como usar?
Sérios problemas de saúde - como o câncer de mama, de colo e de ovário - também estão relacionadas ao consumo excessivo da gordura saturada. Sem contar que a grande quantidade de calorias em uma única porção de banha de porco pode levar a um ganho de peso significativo.
Estudos científicos revelam que banha de porco vence óleo de soja em vários índices e dosagens de colesterol; produtora de banha suína defende retorno saudável à tradição.
Cozinhar com banha de porco é mais saudável do que com óleos vegetais, diz especialista. ... Assim como a manteiga, o azeite e óleo de coco, a banha de porco é rica em graxos monoinsaturados, ou seja, é mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação.
A banha de porco está localizada nos tecidos gordurosos, como pele e barrigada dos suínos, sendo obtida após sofrer um aquecimento prolongado sob baixa temperatura, de forma que se torne fluido, se solidificando quando exposto à temperatura ambiente.
3- A verdadeira BANHA DE PORCO é extraída do toucinho ou da banha, por isso ela possui um cheiro mais acentuado de torresmo. O que é normal. Atente-se também ao cheiro da BANHA que você compra.
Uma pesquisa divulgada pela Faculdade União das Américas, do Paraná, demonstra que a ação da banha de porco no organismo humano é mais benéfica do que o uso de óleo de soja.
- Não existe alimento bom ou ruim, mas com características boas e características ruins - compara a nutricionista Fabiane Alheira. - A banha de porco natural, sem aditivos químicos e que não passa pelo processo de refino é mais uma alternativa saudável para cozinhar.