Diferentemente do que muita gente acha, é sim, viável ter qualidade de vida na terceira idade. Essa fase não é um momento de solidão, tristeza ou de doenças. Mesmo com as mudanças no corpo, é possível realizar ações que ajudam a conservar a saúde e a qualidade do cotidiano.
Sarcopenia: doença natural do envelhecimento leva à perda da massa muscular, força e mobilidade.
10 dicas para melhorar a qualidade de vida na terceira idade
Além da alimentação, as atividades físicas são outra maneira de manter o peso ideal na terceira idade. — Uma dieta saudável e equilibrada e a realização de exercício físico com regularidade são fundamentais para uma vida saudável e consequente perda de peso.
Mas, em termos gerais, acrescenta o geriatra, qualidade de vida na velhice está associada a vida ativa: a busca por hábitos saudáveis como atividade física, alimentação saudável; e a manter a mente estimulada com novas atividades. Outro fator associado à qualidade de vida na terceira idade são as relações sociais.
Um envelhecimento saudável e com qualidade de vida deve considerar a capacidade funcional, autonomia, integração social, autossatisfação e, fundamentalmente, a prevenção, o cuidado e a atenção integral à saúde. Envelhecer com saúde deve ser um planejamento feito durante todas as fases da vida.
Para recuperar os músculos, é importante evitar o sedentarismo e praticar exercícios físicos, com treinos de força e aeróbicos, além de uma alimentação adequada, rica em proteínas e nutrientes, de preferência presentes em carnes magras, derivados de leite e vegetais, como soja, lentilha e quinoa.
Fatores que influenciam na qualidade de vida dos idosos
Para garantir uma vida ativa na terceira idade, é preciso saber se está tudo bem com a sua saúde. Ter um acompanhamento médico de rotina te ajudará a prevenir doenças e poder dar início a prática de atividades físicas e de uma mudança de hábitos. Esse é um momento da vida em devemos buscar por aquilo que nos faz bem.