É POSSÍVEL ANTECIPAR SINAIS DA VIOLÊNCIA? NADA ACONTECE COMO EM UMA RECEITA DE BOLO, POIS CADA PESSOA É COMPLETAMENTE DIFERENTE DA OUTRA E CADA HISTÓRIA É PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. PORÉM, EXISTEM ALGUNS SINAIS QUE AJUDAM A IDENTIFICAR ANTECIPADAMENTE AS CHANCES DE UMA RELAÇÃO SE TORNAR VIOLENTA.
Tipos de Violência
Violências, do Ministério da Saúde, define violência como as ações humanas que afetam a integridade e a saúde física, moral, mental ou espiritual.
Relatório mundial sobre violência e saúde. Genebra, 2002.). Este estudo discute a violência intrafamiliar, que pode ser manifestada em variadas formas de violência interpessoal, como agressão física, abuso sexual, abuso psicológico, negligência, abandono e maus-tratos, entre outras.
O "ciclo da violência doméstica" foi criado em 1979, pela psicóloga norte-americana Lenore Walker, para identificar padrões abusivos em uma relação afetiva. ... A segunda fase é chamada de "ataque violento". É quando o agressor perde o controle e materializa a tensão da primeira fase, violentando a mulher.
CICLO DA VIOLÊNCIA
Os tipos de violência podem ser classificados como violência física, psicológica, moral, sexual, econômica e social. Os atos de violência podem utilizar um ou mais tipos de violência.
A violência verbal é um comportamento agressivo, caracterizado por palavras danosas, que têm a intenção de ridicularizar, humilhar, manipular e/ou ameaçar. Assim como acontece com a violência física, este tipo de agressão afeta significativamente a vítima, causando danos psicológicos brutais e irreparáveis.
Violência, para a Organização Mundial de Saúde, caracteriza-se pelo uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha a possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de ...
Ocorrem a partir da utilização de força física ou poder sobre si mesmo, pessoa ou grupo, causando algum tipo de dano. Os tipos de violência podem ser classificados como violência física, psicológica, moral, sexual, econômica e social. Os atos de violência podem utilizar um ou mais tipos de violência.