Trata-se da compulsão por morder a si próprio e aos outros, um distúrbio que costuma se manifestar dentro de transtornos relacionados à ansiedade, na maioria dos casos, ou à psicose.
A autoagressão é um distúrbio de comportamento que faz com que o paciente agrida o próprio corpo ao sentir profunda tristeza, raiva, nervosismo ou viver um trauma. Trata-se de um transtorno psiquiátrico que exige tratamento, terapia e medicação.
verbo pronominal Morder-se de, deixar-se possuir por qualquer sentimento condenável (inveja, despeito raiva etc.).
No transtorno do comportamento repetitivo focado no corpo, a pessoa repetidamente realiza atividades que envolvem o próprio corpo, como roer as unhas, morder o lábio ou a bochecha, e tenta repetidamente parar de realizar as atividades.
Em geral, mordidas humanas causam apenas hematomas e cortes superficiais. Contudo, se alguém morder uma parte pequena como a orelha, o nariz, um dedo ou o pênis, é possível que arranque um pedaço.
O ato de morder pessoas em si não define nenhum transtorno específico, mas, segundo Kátia Mecler, coordenadora do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), pode ser um sintoma de possível transtorno, já que o impulso não foi reprimido.
Dacnomania: Mania em morder-se ou morder outras pessoas.
Procure um buco maxilo pra tratar o bruxismo. Você desenvolveu um hábito deletério de morder os lábios devido a sua ansiedade e bruxismo. Devera se consultar com um dentista especialista em ATM e um psicólogo. O dentista pode fazer um aparelho para você usar durante o dia que irá te ajudar a acabar com esse hábito.