Sim, é um gosto estranho, você mesmo reconhece, mas não sei se seria psicopatia. Tudo depende da forma, da frequência , das implicações desse gosto. Se você procura situações que o levem a ter contato com sangue, se isso prejudica você ou outras pessoas.
Hematofobia também designada como hemafobia ou hemofobia, é uma patologia psicológica caracterizada pelo medo exagerado ou irracional de ver sangue.
A gengivite é uma das causas mais comuns que levam a pessoa a cuspir sangue, principalmente ao escovar os dentes, isso porque as gengivas ficam mais sensíveis e fragilizadas devido ao excesso de placas bacterianas entre os dentes.
O sangue é rico em ferro, que o nosso corpo tem dificuldade para expelir. Por isso, consumi-lo em excesso pode acarretar em overdose de ferro – que pode, inclusive, matar! Isso porque o ferro em demasia pode gerar hemocromatose, causando riscos ao fígado, diminuindo a pressão arterial e causando desidratação.
O vampirismo se tornou então uma condição reconhecida, testemunhada por um grande número de pessoas, que apresentava sinais e sintomas característicos, como cadáveres com sangue fresco correndo em suas veias e vísceras; sangue ao redor da boca, "por ter se alimentado"; pele rosada; corpos volumosos, etc.
Saiba que 15% das pessoas desmaia ao ver o próprio sangue. Saiba porque é que isto acontece. Desmaiar ao ver o próprio sangue é um condição chamada síncope neurocardiovascular ou síncope vasovagal. Em alguns casos este fenómeno está ligado à fobia de ter um ferimento que faça sangrar.
Você conhece alguém que desmaia ao ver sangue? Pode ser que essa pessoa tenha hematofobia, uma patologia psicológica caracterizada pelo medo irracional e exagerado ao ver sangue. Segundo especialistas, isso ocorre pois quem sofre de hematofobia relaciona o sangue com vulnerabilidades a lesões e até mesmo a morte.