Muitas pessoas com cabeças grandes ou crânios grandes são saudáveis. A macrocefalia anômala pode ser causada por um aumento no cérebro (megaloencefalia), água no cérebro (hidrocefalia), crescimento excessivo dos ossos do crânio (hiperostose craniana) ou outros problemas de saúde.
Muitas vezes, as crianças possuem cabeça grande apenas por questões hereditárias. Outras podem ter um crescimento cefálico a partir do 6 meses de idade que se caracteriza como hidrocefalia benigna (circulação de líquido entre o crânio e o cérebro) que, como o nome diz, não é fatal e se resolve até os 2 anos de idade.
A Macrocefalia ocorre quando há um aumento craniano anormal, maior do que o tamanho padrão indicado para bebês e crianças com o mesmo sexo e idade. A medição do crânio é um dos indicadores mais importantes para detectar a condição.
Por volta de um ano de idade, o cérebro da criança tem 75% do tamanho adulto. Por volta dos três anos de idade, o cérebro da criança tem 80% do tamanho adulto. Por volta dos sete anos de idade, o cérebro da criança tem 90% do tamanho adulto.
De fato, existem anomalias que denotam uma hipertrofia ou aumento da face ou calota craniana, e que em algumas situações tem indicação de cirurgia para algum grau de melhora. Dificilmente se a queixa é exclusivamente estética sem intuito reparador, existirá proposta cirúrgica.
Simplesmente deves medir o contorno da tua cabeça à altura da testa e escolher entre a primeira coluna "CM" a casa com a medida em centímetros imediatamente superior à tua medida. Por exemplo, se a tua cabeça mede 58.2 cm, tens de ir à casa 58.7, para evitar que o boné fique apertado.
Já no segundo ano de vida, o crescimento da circunferência da cabeça é de cerca de 2 cm. Nessa idade, a cabeça da criança já terá atingido 90% do tamanho que terá na idade adulta.
A circunferência da cabeça é medida de maneira rotineira até a criança completar três anos de idade.
Trata-se de alta concentração de atividades e pessoas em espaço limitado. O Brasil tem mais de 5 mil cidades, porém 22 concentram atividades. A macrocefalia urbana se caracteriza pela concentração de atividades e população em espaço limitado.