Mas, sim, esse problema existe e afeta 7 em cada 10 mulheres. Alguns estudos até mostram que cerca de 90% das mulheres irão manifestar algum sintoma de TPM ao longo da vida. A tensão pré-menstrual pode ocorrer de 7 a 10 dias antes da menstruação e durar até o fim do ciclo.
Os níveis de estrogênio e progesterona no organismo caíram drasticamente e estão próximos de zero. O resultado é uma série de sintomas desagradáveis como dores nas mamas, inchaço nas pernas, dores de cabeça e até enjoos. É importante cortar o café, reduzir o açúcar e beber muita água.
A síndrome pré-menstrual (SPM) e o transtorno disfórico-pré-menstrual (TDPM) são dois distúrbios relacionados a sintomas que ocorrem uma a duas semanas antes da menstruação e que melhoram após o início dela. Esses sintomas podem ser físicos, emocionais e comportamentais.
A TPM dura até a fase final da menstruação. Supondo que você note dores de cabeça, inchaço e oscilações de humor durante 5 dias antes da menstruação e fique menstruada por mais 5, isso significa que a sua TPM, provavelmente, vai durar 10 dias. Isso mesmo, durante 10 dias, você vai viver uma montanha-russa de sensações.
A semelhança entre TPM e TDPM é que acontecem e terminam no mesmo período. A diferença é a intensidade dos sintomas e a natureza mais psíquica dos sintomas de TDPM e mais físicas na TPM. No TDPM os sintomas são intensos e afetam os relacionamentos.
A menstruação pode trazer desconfortos como inchaço abdominal, retenção de líquidos, mudanças de humor, indisposição, náusea, mal-estar geral, dor de cabeça, nas costas e cólicas, o que, em alguns casos, chega a atrapalhar as atividades do dia a dia. Esses sintomas costumam durar cerca de 24 horas.
As fases do ciclo menstrual Assim, é importante entender que não se trata apenas da TPM, que ocorre alguns dias antes da menstruação. Trata-se des três fases que formam esse ciclo: fase folicular, ovulatória e lútea.
A semelhança entre TPM e TDPM é que acontecem e terminam no mesmo período. A diferença é a intensidade dos sintomas e a natureza mais psíquica dos sintomas de TDPM e mais físicas na TPM. No TDPM os sintomas são intensos e afetam os relacionamentos.
Esse problema de saúde mental é causado por uma alteração genética nos receptores de serotonina — neurotransmissor que regula o humor, o sono, o apetite e a dor. Quando os níveis dessa substância estão baixos no organismo, a pessoa apresenta reações emocionais acentuadas e desproporcionais aos estímulos externos.
Em geral, os sinais da TPM aparecem na metade do ciclo menstrual e desaparecem em até dois dias após o início da menstruação. Tempo de diagnóstico – costuma ser demorado, principalmente pela falta de exames que comprovem a existência da tensão pré-menstrual.