As mulheres são as que mais sofrem com as estrias na barriga, que surgem, principalmente, durante a gravidez. Isso ocorre porque a pele acaba sendo esticada além do limite, em um período de tempo muito curto. O mesmo pode ocorrer quando há um aumento de peso acelerado.
Como surgem estrias na barriga?
As estrias surgem quando a pele estica muito em um curto período de tempo. Dessa forma, podem sair durante surtos de crescimento em adolescentes, bem como durante um rápido ganho de peso, e, é claro, também na gravidez. .
Quais são as causas das estrias?
As estrias são cicatrizes que surgem após a pele ser esticada, rompendo fibras elásticas e colágenas responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele. A cútis pode sofrer esse processo de esticamento por dois motivos principais: ganho de peso e crescimento durante a adolescência.
O que fazer para não ter estrias na barriga?
Para tentar evitar o aparecimento das estrias na gestação, algumas dicas simples mas essenciais incluem:
Usar cremes e óleos hidratantes. ...
Fazer massagens regulares na barriga e mamas. ...
Usar roupa íntima apropriada. ...
Comer alimentos ricos em vitamina C e E. ...
Controlar o peso durante a gravidez.
Quais os primeiros sinais de estrias na gravidez?
As estrias da gravidez costumam surgir a partir do 6ª mês de gestação. Inicialmente, as estrias são de cor rosa. As novas lesões podem coçar e ao redor das estrias a pele se parece fina. Gradualmente, as estrias podem crescer em comprimento e largura, e sua coloração torna-se mais arroxeada ou avermelhada.
Como tirar estrias na barriga?
Para tirar estrias, pode-se recorrer a tratamentos caseiros, feitos à base de esfoliação na pele e boa hidratação ou pode-se recorrer a tratamentos estéticos, como o laser ou microagulhamento, por exemplo. Para saber qual o tratamento mais indicado primeiro é preciso identificar a cor da estria.
O que causa estrias na adolescência?
O aparecimento das estrias é muito comum na adolescência, já que uma das causas do problema é o crescimento rápido: nas meninas, o aumento das mamas e áreas laterais das coxas e nádegas; nos meninos, o crescimento dorsal e lombar.
Quais são os alimentos que causam estrias?
Alimentos que podem causar celulites e estrias
4 alimentos que podem causar celulites e estrias.
– Gorduras trans.
– Sódio/sal de cozinha.
– Doces ou açúcar.
Observação: alimentos ricos em carboidratos refinados causam picos de açúcar no corpo, já que se metabolizam rapidamente.
– Bebidas com gás.
Quanto maior a ocorrência de estrias na barriga?
Nas grávidas a ocorrência de estrias é ainda maior, chegando a 90%. Quanto maior o peso do bebê, maior o risco de surgirem estrias na barriga. Fatores genéticos também são importantes; algumas pessoas têm mais facilidade em desenvolver estrias que outras.
Por que as Estrias são causadas?
As estrias podem ser causadas por diversos motivos, como: Durante a puberdade, nossos corpos sofrem muitas mudanças. A puberdade é o momento em que crescemos mais alto. Muitos meninos começam a desenvolver músculos maiores, enquanto as meninas geralmente desenvolvem seios, ao mesmo tempo que ganham massa em torno de seus quadris e coxas.
Qual o tratamento mais indicado para estrias?
As opções de tratamento para estrias mais usadas são: Ácido retinoico ou tretinoína – Se usado precocemente pode ajudar a aliviar as estrias. O ácido retinoico ajuda a reconstruir o colágeno da pele, tornando as estrias menos evidentes. Pode haver irritação da pele como efeito colateral.
Por que as estrias surgem?
As estrias surgem nas áreas sujeitas a contínuo e progressivo esgarçamento. Ao serem esticadas demasiadamente, as fibras elásticas da pele sofrem lesões que provocam cicatrizes. As situações que mais habitualmente provocam estrias são: Ganhar peso rapidamente: costuma provocar estrias no abdômen e no quadril.