Sim, é possível não só sentir o colo com o dedo, mas também visualizá-lo com o auxílio de um espelho e um espéculo. O espéculo vaginal (também conhecido como bico de pato em alguns lugares) é um instrumento que permite afastar as paredes vaginais, que geralmente ficam encostadas, para visualizar o colo uterino.
Mas, ainda há duas características do colo do útero que ajudam a identificar a gravidez: se ele estiver mole e alto, existe a chance de estar grávida; mas se por acaso estiver baixo e duro, é bem provável que não esteja grávida.
A principal causa do útero baixo é o prolapso uterino, em que os músculos que sustentam o útero enfraquecem, causando a descida do órgão. O prolapso uterino acontece com mais facilidade em mulheres idosas e naquelas que tiveram vários partos normais ou estão na menopausa.
Saiba que você pode sim sentir o colo do útero. Basta você inserir o dedo indicador na vagina com as mãos e unhas bem limpas. O colo de destaca por ser uma bolinha bem lisa com um furo no meio. Essa ação não deve ser dolorida.
Assim, se você quer sentir o seu colo do útero, deverá inserir o dedo indicador na vagina. Perceba que a vagina tem uma estrutura rugosa e ao final dela você irá sentir uma bolinha bem lisinha e com um furinho no meio, isso é o colo do seu útero. E é por esse furinho que sai a menstruação e o bebê.
Ter o colo do útero fechado pode ser sinal de gravidez, mas também pode indicar que a mulher não está no seu período fértil, ou seja, não está ovulando. Portanto, nem sempre significa gravidez. Se o colo do útero estiver fechado e rígido, provavelmente você não está grávida.
O prolapso uterino não dificulta uma gravidez e não reduz a sua fertilidade.
Além de ficar mais aberto, na fase fértil, ele fica mais profundo e mole. Já durante a menstruação, ele fica mais firme, igual a ponta do nariz, e baixo para permitir que o sangue flua.