Sentir sede é algo extremamente normal, e serve como um lembrete diário para ingerirmos água. E a ingestão de água é um hábito extremamente importante e necessário para a nossa sobrevivência. Porém, às vezes, o nosso corpo, por algum motivo, sente mais necessidade de ingestão de água do que o normal.
Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.
Ansiedade, consumo exagerado de sal ou alimentos condimentados, uso de medicamentos e até o calor. São vários os motivos que podem levar as pessoas a sentirem sede. Mas é preciso estar atento! Uma vontade exagerada de beber líquidos pode ser sinal de doença.
Com isso, o volume do sangue aumenta e diminui abruptamente interferindo na elevação do ADH e gerando a sede. Além disso, ocorre um ressecamento das mucosas e saliva espessa que esses pacientes têm devido à restrição hídrica que precisam fazer.
Segundo os especialistas, a sede é um sinal que o corpo dá quando precisa de reposição de água. Isso pode acontecer após a atividade física, após comer algo doce ou salgado, após um episódio de diarreia, vômito ou suor excessivo ou ainda por causa de medicamentos diuréticos, por exemplo.
Excesso de sede frequente ou sede não que passa pode ser um sintoma de condições médicas graves, tais como: Desidratação. Diabetes. Diabetes insipidus.
Resumo da notícia. É bastante comum a sensação de boca seca quando sentimos sede. Mas a falta de lubrificação bucal, que também é conhecida como xerostomia ou hipossalivação, pode ocorrer por diversas razões, entre elas destacam-se o uso de alguns medicamentos, estresse ou sintomas de doenças como diabetes.
O que fazer: Para evitar a desidratação, deve-se ingerir cerca de 2L de líquidos por dia, que podem ser feitos através da ingestão de água, chás, sucos, leite e sopa, por exemplo. Além disso, o consumo de frutas e legumes ricos em água, também contribui pra a hidratação do corpo.
É bastante comum a sensação de boca seca quando sentimos sede. Mas a falta de lubrificação bucal, que também é conhecida como xerostomia ou hipossalivação, pode ocorrer por diversas razões, entre elas destacam-se o uso de alguns medicamentos, estresse ou sintomas de doenças como diabetes.
É normal ter muita sede nas primeiras semanas de gravidez? - Sim, sede e fome são sintomas comuns, principalmente nas primeiras semanas de gestação. Isso acontece por causa das transformações metabólicas que ocorrem no organismo.