Coágulos de sangue são uma característica comum do sangue menstrual – eles podem aparecer como pedaços, e/ou com consistência gelatinosa e vir em diversas quantidades e tamanho. Uma menstruação comum libera cerca de 2 a 3 colheres de sopa (35 a 40 mililitros) de sangue e tecido.
A menstruação consiste na eliminação do endométrio, camada que reveste o útero e se descama quando não houve a fecundação do óvulo liberado durante o ciclo reprodutivo. Esse processo envolve diversos hormônios e órgãos, que, quando afetados, podem interferir em: aspecto, odor, quantidade e duração do sangramento.
Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.
A causa de a menstruação estar saindo em pedaços é sempre hormonal. Devido a elevação do estrogênio no corpo, a coagulação do endométrio pode ficar diferente. Essa coagulação deixa o endométrio mais firme, difícil de desfazer como um endométrio rico em progesterona por exemplo.
Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação O sintoma mais comum da endometriose, doença que pode afetar a bexiga, o intestino, os ovários e outros órgãos, é a cólica menstrual. As mulheres podem ainda apresentar dor na relação sexual, desconforto ao urinar, fezes e urina com sangue e infertilidade.
Podem surgir pequenos coágulos no absorvente. Liberação de coágulos maiores e tecido cinza. Em alguns casos pode ser possível identificar o saco amniótico. Dor e câimbras toleráveis na região do abdômen, coxas e costas, que melhoram com a menstruação.
Em determinado momento do ciclo menstrual, as mulheres se deparam com um líquido transparente que vai mudando de espessura com o passar dos dias. É o chamado muco cervical, secreção produzida naturalmente pelo colo do útero por influência dos hormônios.
Além de ficar mais aberto, na fase fértil, ele fica mais profundo e mole. Já durante a menstruação, ele fica mais firme, igual a ponta do nariz, e baixo para permitir que o sangue flua.