Eles crescem, caem e se substituem em um ciclo natural a cada 6 a 10 semanas, assim como o cabelo no topo da cabeça. É normal perder de 1 a 5 cílios por dia. Às vezes, a perda mais rápida dos cílios (conhecida como madarose) pode ser um sintoma de um problema de saúde oculto no olho ou em outra parte do corpo.
Claudia afirma ainda que os cílios podem cair por motivos nutricionais, por carência ou excesso de substâncias. "Deficiência do complexo B, Vitamina E, Zinco, Selênio, falta de Vitamina D, Ferro, Ácido Fólico e proteínas, além da Biotina e da Piridoxina.
As causas da queda dos cílios podem ser variadas, tais como inflamações nas pálpebras (blefarites), alergia à maquiagens e poluição. Em alguns casos, a queda os cílios pode ser devida à doenças como hipotiroidismo, lúpus, alopécia areata, herpes zoster, desnutrição, sífilis, hanseníase, abuso de drogas e tumores.
ENVELHECIMENTO. À medida que as pessoas envelhecem, seus cabelos ficam mais finos e secos, mas também começam a cair e é normal que ocorra a queda de sobrancelha. A taxa de crescimento do cabelo também diminui. Isso acontece com todos os pelos do corpo, incluindo os do couro cabeludo, corpo e rosto.
Algumas deficiências ou excessos de nutrientes podem causar queda de sobrancelha. Para ser específico, anemia devido à deficiência de ferro pode causar perda de cabelo ou sobrancelhas, assim como muito selênio no sangue também pode causar a queda.
Cerca de 5 cílios caem todos os dias, mas como demora apenas 90 dias para ele nascer, crescer e cair de novo ninguém nota a diferença. A rapidez desse ciclo explica porque eles nunca chegariam ao tamanho dos cabelos da cabeça, cuja fase de crescimento dura mais de seis anos.