Quando o bebê é recém-nascido é normal que suas primeiras fezes sejam pretas ou esverdeadas, e pegajosas, devido à presença de substâncias que foram se acumulando durante toda a gestação e que são eliminadas durante os primeiros dias.
As fezes escuras normalmente surgem quando existe sangue digerido na composição do cocô e, por isso, podem ser um importante sinal de sangramento na parte inicial do sistema digestivo, especialmente no esôfago ou no estômago, provocado por úlceras ou varizes.
O intervalo entre as evacuações só deve ser motivo de preocupação se houver desconforto e dor ou se passar de quatro dias. Um bebê que não faz cocô há quatro dias, mas está animado,dormindo e mamando, pode estar saudável. Se a criança estiver incomodada, vai chorar e demonstrar irritação.
Qual cor do cocô do bebê é considerada "normal"? É esperado que a cor do cocô do bebê seja de tons terrosos, como amarelo, verde ou marrom.
A cor verde aparece nas fezes do bebê principalmente na primeira semana de vida ou quando ele é alimentado exclusivamente com leite materno, tendo então uma cor verde clara. No entanto, essa cor também pode ser devido a presença de infecção, mudança do leite, intolerância a algum alimento ou uso de remédios.
Suas fezes poderão se tornar escuras durante o tratamento com preparados contendo ferro, este fato é inofensivo e é causado pela presença do ferro não absorvido nas fezes. Você não deve utilizar o sulfato ferroso por períodos prolongados e em doses acima das recomendadas, exceto por indicação do seu médico.
As causas possíveis para as fezes claras ou brancas incluem: Hepatite alcoólica. Tumores das vias biliares, vesícula biliar, pâncreas. Obstrução das vias biliares por cálculos biliares.