Seja por vaidade ou apenas para dar uma verificada no visual, todos nós damos algumas paradinhas em frente ao espelho diariamente. Mas esse hábito, por vezes tão natural, pode representar mais riscos do que trazer benefícios para nossa saúde mental.
Passar muito tempo se olhando no espelho provoca ansiedade, aponta estudo. Até os mais bem apessoados não escapam: passar 10 minutos ou mais se admirando no espelho pode provocar sintomas de depressão e ansiedade.
Quem tem transtorno dismórfico corporal vê defeitos onde não existem ou se incomoda demais com certas características na frente do espelho. O escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924) costumava se referir à própria aparência de maneira depreciativa.
Em geral, a eisoptrofobia, ou medo de espelhos, está ligada ao temor diante do sobrenatural. As pessoas temem ver no reflexo do espelho fantasmas e outros seres. Superstições ligadas a esse objeto (como a crença de que quebrar um espelho dá sete anos de azar) também ajudam a aumentar a paranoia.
Você é um narcisista? 4) Você é considerado atraente e veste-se melhor do que as outras pessoas. Segundo Simine Vazire, psicóloga da Universidade de Washington, os narcisistas são geralmente classificados como pessoas fisicamente atraentes e com mais estilo.
A palavra narcisista é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um deus grego que apaixonou-se por si mesmo e morreu afogado ao contemplar a própria imagem refletida em um lago e tentar alcançá-la.
Um psicólogo italiano descobriu que dar essa encarada direta em um ambiente pouco iluminado durante 10 minutos pode causar experiências extracorporais, alucinar sobre monstros e até ver eles mesmos no rosto dos parceiros de experimento. ... Então eles deveriam se encarar, diretamente nos olhos, durante 10 minutos.