Segundo a nefrologista a quantidade de água ingerida durante o dia tem relação direta com a concentração urinária. "Se a pessoa bebe pouca água, a urina fica mais escura, o que pode indicar desidratação, e quando a ingestão é correta, a urina fica bem diluída, com a cor amarela clara", comenta a especialista.
Uma pessoa adulta saudável que tenha uma dieta comum produz entre 10 ml de urina por dia. Um volume diário de urina superior a 2,5 L foge ao padrão normalmente encontrado, a menos que o indivíduo beba líquidos em excesso ou sofra de alguma doença.
Fazer xixi muitas vezes por dia pode decorrer de uma grande ingestão de líquidos, mas pode ser também sinal de um problema chamado "bexiga hiperativa", um tipo de incontinência urinária, ou seja, a perda involuntária de urina, por vários motivos.
Tente separar uma garrafa de água somente para você e meça a quantidade real que você ingere num periodo de 24 horas. Faça a mesma coisa com a urina, colocando num frasco como uma garrafa de refrigerante vazia a fim de medir a quantidade eliminada.
Quando se bebe muita água é esperado que toda a água seja eliminada pela urina e, por isso, é esperado que seu volume e frequência aumentem, sendo somente uma resposta normal do organismo, o que também pode acontecer depois de comer alimentos ricos em água, como laranja ou melancia.
Sem água, esse mecanismo pode falhar. Ao sofrer desidratação, os órgãos começam a 'chupar' água do sangue, por exemplo, o que pode levar a uma longa lista de problemas. Quando o corpo começa a 'emprestar' água do sangue, falta oxigênio, o que leva à sensação de cansaço e sonolência.
Um adulto saudável de dieta comum pode produzir entre 10 ml de urina por dia. O volume mínimo de urina necessário para remover do organismo todos os produtos residuais é de cerca de 0,5 L em um homem de 70 kg; todo o volume produzido acima deste consiste em excesso de água.
Muitas idas ao banheiro Para entendermos isso precisamos saber que uma pessoa normal urina algo em torno de 250-300 ml cada vez que vai ao banheiro, e que a bexiga tem capacidade máxima de aproximadamente 400ml. "De maneira geral, com um consumo razoável de líquidos, urinamos 15 ml por dia (a cada 24h).
Ter que ir muitas vezes no banheiro para fazer xixi é muitas vezes considerado normal, principalmente se a pessoa tiver consumido muitos líquidos durante o dia.
Evitar o consumo de álcool, cafeína e cigarros; Perder peso, o que ajuda a diminuir a pressão do abdômen sobre a bexiga; Sempre que for urinar, esvaziar a bexiga por completo; Fazer ginástica especial para a bexiga, como exercícios de Kegel, que ajudam a fortalecer os músculos do abdome e evitar a perda de urina.