Acnes em mulheres adultas são dolorosas e costumam coçar Segundo especialista, entre 5% e 10% das mulheres sofrem com o problema, que pode ser desencadeado por fatores hormonais, emocionais ou medicamentosos.
Nas formas mais amenas da acne, em geral é suficiente lavar a área com sabonete suave, uma ou duas vezes por dia. Em seguida, usam-se cremes ou loções receitados pelo dermatologista, com substâncias como ácido retinoico, que ajudam a desobstruir os poros.
"Geralmente, a fúngica não tem pústula, aquela típica espinha com pus, ela é formada por pequenas pápulas (bolinhas) que criam uma textura irregular e podem coçar às vezes", explicou.
O primeiro é a vermelhidão (toda pessoa com rosácea tem a pele seca e por isso coça e é mais sensível). O segundo grau junta vermelhidão e bolinhas vermelhas (a pápula é o processo inflamatório e não é acne). Já o terceiro grau junta vermelhidão com bolinhas brancas (as pústulas são um processo inflamatório com pus.
Aqui também vai uma dica de ouro de Roberta, caso você tenha acne fúngica: "Shampoos anti-caspa, com piritiona de zinco ou sulfeto de selênio na fórmula são ótimos para combater os fungos". Aproveite o banho e use ele como um sabonete líquido.
A acne fúngica, ou Foliculite Ptirospórica, é uma erupção acneiforme da pele comumente confundida com a acne vulgar e, por isso, subdiagnosticada. É causada pela proliferação de um fungo natural da flora da pele, o Malassezia furfur, secundária à oclusão de folículos ou alterações da flora cutânea normal.
Consumir alimentos inflamatórios para a pele, como leite, doces, carboidratos e frituras, podem aumentar as chances de acne, já que alteram a produção hormonal e estimulam a inflamação da pele e o surgimento de cravos e espinhas.
Se você não tratar vai demorar mais tempo, mas se usar secativo, sabonete, etc ... pode durar muito menos. Eu diria que uma espinha pode durar de dois a dez dias", revelou.