É muito deselegante recusar ou deixar restos no prato. Sirva-se em quantidades pequenas, mas coma alguma coisa. Não é delicado interromper a refeição de ninguém. Quando a intimidade é grande, cumprimente rapidamente, sem pegar na mão ou fazer as pessoas se levantarem.
Coloque pouca comida no prato para não deixar sobrar, pois, para muitas culturas, soa como falta de educação. Coloque pouca comida no garfo também e sempre solte, delicadamente, os talheres no prato, entre uma garfada e outra. Quando tiver sopa no menu, não coloque a colher inteira na boca, apenas a ponta dela.
Quem come devagar Sempre tem alguém que, não importa quantas pessoas estejam à mesa, é o último a terminar a refeição. Indivíduos com esse hábito gostam de estar no controle das situações e de apreciar bem a vida. Outra característica típica da personalidade de quem come devagar é ser confiante.
O ideal é que metade do prato contenha alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, como verduras e legumes. A outra metade deve ser dividida entre proteínas e carboidratos, sendo cerca de 25% cada um. Quanto mais colorido e variado for o prato, melhor.
O convidado ou o principal são sempre servidos primeiro, e o serviço continua no sentido horário. Os pratos e taças são retirados pela direita, e as taças são dispostas em uma linha diagonal à direita, com o vinho branco sendo o primeiro da ordem e o copo de água logo após.
Spoiler: a sugestão mais importante é a última.
Comer sem fazer barulho faz parte do que pode-se chamar de uma educação esmerada e deve fazer parte das preocupações de quem pretende chamar a atenção pela boa educação. ... Comer sozinho ou em companhia de outras pessoas deve ser visto como um privilégio e um momento para ser curtido.
Por outro lado, algumas pessoas comem devagar porque se sentem sem energia ou, ainda, porque estão tristes. Conforme reforça Homes, a verdade é que o nosso estado de humor é um fator que afeta significativamente a forma como comemos. Nesse segundo grupo estão, portanto, as pessoas que comem devagar ocasionalmente.
Má digestão Quando se come rápido existe um aumento do risco de indigestão, porque a comida não é mastigada corretamente, demorando mais tempo para ser digerida pelo estômago, causando sintomas, como sensação de queimação, azia, refluxo e sensação de estômago pesado, por exemplo.
No almoço, o prato deve ter até 560 calorias de carboidratos. Pode misturar macarrão, arroz, feijão desde que, juntos, não ultrapassem quatro colheres de sopa. Complete com 140 calorias de proteínas, encontradas em cerca de 150 gramas de carne vermelha, peixe, frango ou em um ovo.