Meus pêsames (ou os meus pêsames) é uma expressão usada para demonstrar tristeza perante a morte de uma pessoa. Normalmente, é dita aos familiares mais próximos da pessoa que faleceu durante o velório ou funeral, para demonstrar compaixão e solidariedade na dor: Meus pêsames. Meus sinceros pêsames.
O que dizer quando a pessoa diz Meus pêsames?
Nesse caso, um simples "obrigado" é o suficiente. Outras frases curtas que pode usar são, "Agradeço pelo carinho" ou "É muito gentil da sua parte". Caso a outra pessoa também conheça o falecido, você também pode mencionar isso, dizendo "Deve estar sendo difícil para você também".
Como dizer meus pêsames a um amigo?
Meus pêsames! Amiga, que as boas energias do universo acolham a sua dor nesse momento, que a beleza reine no seu coração e que a saudade te envolva suavemente. Meus pêsames! Amigo, como é difícil se conformar com a morte, mas seja grato por ter compartilhado momentos lindos com alguém que viveu cheio de alegria e amor.
Quais são os meus pêsames?
A expressão " meus pêsames ", é muitas vezes dita em funerais para as pessoas mais próximas da pessoa falecida. A frase "os meus pêsames pela sua perda" pode ser substituída pelas frases "lamento muito a sua perda" ou "sinto muito a sua perda".
Qual a origem da palavra pêsame?
A palavra pêsame é formada pela palavra pesa, forma conjugada do verbo pesar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo, mais o pronome oblíquo me, ou seja, tem sua origem em pesa-me. Assim, muitos privilegiam apenas um abraço ou o uso de expressões sinônimas: Minhas condolências.
Quais são os meus pêsames para toda sua família?
Os meus mais sentidos pêsames para toda sua família, pela perda do seu ente querido. Que estas palavras possam servir de algum conforto a todos vocês em hora tão terrível. Saibam que o meu pensamento está com todos vocês e da mesma forma a minha total disponibilidade. Tenham muita força!