Allan Kardec Allan Kardec "Fora da Caridade não há salvação" é um retruque de Kardec à sentença dos católicos: "Fora da Igreja não há salvação".
A frase "Fora da caridade não há salvação" é universal. ... A frase espírita é uma verdade universal e religiosa inclusivista, pois todas as religiões e pessoas, se elas quiserem, podem praticar a caridade. Já a frase da Igreja era exclusivista, pois discriminava as pessoas de outras crenças, excluindo-as da salvação.
Segundo o espiritismo, toda a moral cristã se resume neste axioma: Fora da caridade não há salvação.
ENTÃO, O QUE É SALVAÇÃO PARA OS ESPÍRITAS? Como disse Emmanuel "salvação" não é ganhar o reino dos céus; não é o encontro com o paraíso após a morte; salvação é libertação de compromisso; é regularização de débitos.
O espírita sabe que Jesus salva, mas para ser salvo precisamos trabalhar, merecer, amar, realizar a caridade. Nem o homem, imperfeito como é, premia quem nada fez por merecer, somente o mérito do esforço no caminho do Cristo é que dá à fé o poder de concluir essa salvação.
A caridade é paciente; é branda e benfazeja; a caridade não é invejosa; não é temerária, nem precipitada; não se enche de orgulho; – não é desdenhosa; não cuida de seus interesses; não se agasta, nem se azeda com coisa alguma; não suspeita mal; não se rejubila com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo ...
Nas palavras do próprio Cipriano: "Por isso, fora da igreja não há salvação7, ninguém que não tenha a Igreja por mãe pode ter Deus por pai" (GONZÁLEZ, 1980, p. 143).
Em geral são espíritos com predominância da matéria e propensão ao mal ainda presos à ignorância, orgulho e egoísmo. ... Falta à esses espíritos a compreensão em Deus. Nem todos eles são de fato maus, porém são levados pela malícia, leviandade e irreflexão.
Para ser caridoso, dê algo que você possua. Se vier de outro o mérito não é seu, como a filha que pediu algo à mãe para poder doar. Há variadas formas de ajudar com o você pode oferecer. A caridade está ao alcance de toda gente: do ignorante, do sábio, do rico, do pobre, e independe de qualquer crença particular.