Técnicas de relaxamento e respiração e meditação, como a mindfulness (atenção plena) também são alternativas recomendadas por ajudarem a acalmar a mente, diminuindo os pensamentos negativos e proporcionando maior disposição. A anedonia é um sintoma que pode ficar residual após a melhora de outros sintomas depressivos.
Quadros de estresse, depressão, ansiedade e até mesmo algumas doenças podem engatilhar sentimentos de insatisfação com a vida. Falta de interesse em socialização e a sensação de que as coisas não valem mais a pena também são indícios de alterações psiquiátricas.
Como é feito o tratamento A anedonia tem cura, mas pode ser muito difícil de tratar. Geralmente consiste no tratamento da doença que está na sua origem, como a depressão ou outra doença psiquiátrica.
A apatia (falta de vontade) é um sintoma comum de depressão. No entanto, não ter vontade de fazer nada NÃO significa que você esteja passando por um momento depressivo. É possível que vários fatores estejam convergindo para te deixar mais desanimado/a e com menos energia.
Olá! Em primeiro lugar, procure ajuda profissional. Pelo seu relato, é possível perceber que você está com o humor deprimido, perda de prazer e interesse na vida e isolamento social. Nesse caso, a melhor estratégia é procurar um médico psiquiatra para obter um diagnóstico e um psicólogo para fazer psicoterapia.
Uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas perdem interesse é porque a pessoa com quem estão não tem confiança. Confiança conta muito, portanto, aumente-a! Algumas pessoas estão buscando desesperadamente um relacionamento. Elas pensam que só podem ser felizes quando encontrarem alguém com quem passar a vida.
É possível morrer quando 'simplesmente' se desiste de viver, garante um novo estudo. O líder da pesquisa o professor John Leach disse que 'desistir' é uma condição médica genuína e que pode matar em apenas três semanas, quando esses indivíduos não recebem ajuda.
Tratamento. Atualmente, não existem tratamentos direcionados à anedonia. Isso porque por ser um sintoma, é necessário tratar a doença que está em sua origem. Portanto, a primeira opção de tratamento é a psicoterapia, para que o especialista possa avaliar o estado psicológico do indivíduo.
Mas algumas atitudes simples, indicadas a seguir, também podem ajudar a amenizar os efeitos nocivos desses quadros.
E referiu ainda que perder a vontade de viver pode ser motivada por um mal funcionamento no circuito cerebral responsável por regular o comportamento. "É essencial ter motivação para conseguirmos lidar com a vida, e se isso falha então a apatia é inevitável".