Podemos inserir na alimentação as sementes torradas, comer a polpa pura ou ainda fazer um delicioso suco. Para degustar a polpa, abra o cacau, retire semente por semente e chupe a polpa ao redor. O sabor é adocicado e ácido e a textura é escorregadia.
Conforme a temperatura sobe, a semente começa a separar a casca do interior (a nibs!). É preciso controlar a temperatura para não deixar queimar apenas o lado de fora, mas também torrar o grão por dentro. Quando as sementes estiverem quase no ponto ideal da torra, elas irão começar a estalar, e as cascas a rachar.
Depois de torradas, as sementes devem se libertar das cascas torradas. Basta apertar com os dedos que elas se quebram e se soltam facilmente da amêndoa. Enquanto as sementes ainda estão quentes, é mais fácil triturar. Eles se quebram como amendoins torrados.
Como o cacau vira chocolate
Como consumir o cacau em pó? O cacau em pó pode ser utilizado nas mais variadas receitas saudáveis. De acordo com Fernanda, boas dicas são utilizá-lo na preparação de bolos, cookies, panquecas, vitaminas. "Uma boa opção é colocar também o cacau polvilhado no iogurte, na banana quente e com frutas.
E por falar em cacau em pó, que tal preparar um achocolatado com ele? Afinal, assim como ocorre com o chocolate em barra, ele também consegue substituir muito bem o em pó, com a vantagem de ser mais nutritivo. Mais uma vez, seu preparo é muito simples: basta misturá-lo com leite e pronto!
Triture os nibs de cacau resultantes no processador ou moedor de carne até obter uma farinha fina e lisa. Em seguida, coloque a farinha de cacau, o leite e o açúcar no liquidificador e bata tudo. Transfira para uma panela e apure em fogo baixo até chegar ao ponto desejado. Para finalizar, tempere o chocolate.
– Coloque as nibs em uma assadeira e aqueça no forno à 50°C-60°C. – Retire as nibs de cacau do forno e coloque-as em um processador. Bata até que elas liberem sua manteiga de cacau e se transformem em liquor (pasta). Nessa hora, pode até parecer que o chocolate está pronto.
Não é possível derreter nibs de cacau. Assim como o amendoim ou uma castanha, eles apenas soltarão gordura se forem aquecidos, mas não vão derreter.
1- AMÊNDOA DO CACAU: A confecção do chocolate tem o seu início nas fazendas de cacau. Lá as amêndoas ou sementes dos frutos são retiradas. Elas são as principais matérias-primas do doce. Cada cacau possui de 20 a 50 sementes, com alto teor de gordura e água.