Na maioria dos modelos de relógio-despertador de corda o alarme é ativado puxando o botão utilizado para programá-lo. Em outros casos, existe um botão separado, identificado como "despertador", que deve ser puxado.
A duração da corda de um relógio mecânico de pulso dura entre 40 e 50 horas, contudo elas variam conforme a marca, de calibre para calibre.
Relógio de corda Os relógios de corda não utilizam bateria para seu funcionamento. Dentro deles, existe uma mola que fica armazenada em uma peça chamada "barril".
Use o polegar e o indicador para puxar a haste do relógio cuidadosamente pela ponta. Isso pode ser difícil porque o ideal é não girar demais o mecanismo. Gire a haste do relógio. Gire no sentido horário até sentir que está mais difícil virar.
Definir um alarme
As configurações de alarme ficam integradas ao aplicativo "Relógio". Para acessá-las, abra o app e toque sobre a aba "Alarme", na parte superior da tela. Passo 2. O sistema traz alguns alarmes já pré-configurados.
Geralmente, os relógios automáticos armazenam energia por até 48 h para continuarem funcionando sem precisar de mais corda.
Segundo especialistas, a reserva de marcha de um modelo novo costuma durar entre 38 e 44 horas, porém, ainda podem existir mecanismos especiais que possuem reservas que podem durar 7, 8 ou até mesmo 31 dias, mas, estes são raros atualmente.
Confira aqui como identificar relógios falsificados e originais!
Relógio mecânico automático Os relógios mecânicos automáticos são aqueles que funcionam apenas com o movimento natural do pulso, que ativa o rotor. Com o balanço, essa peça ativa as engrenagens, que alimentam a corda do mecanismo do relógio. Alguns modelos automáticos também permitem que a corda seja feita manualmente.