Utilize as cascas de laranja secas, elas contém um óleo inflamável que facilitará o acendimento; Para perfumar os ambientes da casa. Espere as cascas secarem, triture-as em um liquidificador ou em um processador de alimentos, e coloque-as em saquinhos e espalhe pela casa, em gavetas e armários; Para fazer chá.
A casca de laranja também contém boas quantidades de vitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Da mesma maneira, é rica em compostos vegetais chamados polifenois, que podem ajudar a prevenir e gerenciar muitas condições crônicas, como diabetes tipo 2, obesidade e Alzheimer.
A casca e o bagaço da laranja são fontes de vitamina C, um poderoso antioxidante. Enquanto que a casca do abacaxi, além das fibras e da vitamina C, contém a enzina bromelina, que auxilia a digestão de proteínas.
A casca de limão pode ser usada como tempero ou ingrediente e vai dar um toque especial a várias receitas de sopa, peixe, saladas, sucos, massas, sobremesas, entre outros. É melhor já usar as lascas assim que forem raladas, pois elas podem perder o gosto.
A casca de laranja é usada, na medicina popular, para tratar também problemas como artrite, gota, excesso de ácido úrico, intestino preso, hipertensão, febre, astenia (fraqueza), cálculos renais, úlceras e obesidade (sim, ajuda a emagrecer pois vai consumindo as gordurinhas extras espalhadas por aí).
Modo de preparo
As formas mais comuns de consumir a casca da laranja é através de chás, pode também mastigar por uns minutos (para quem aguenta a acidez), além de usar em bolos e geleias, sempre lembrando de lavar muito bem a casca.
A farinha desta casca reduz o colesterol e triglicerídeos, além de aumentar a saciedade e diminuir a fome. A casca da laranja amarga proporciona uma farinha que é rica em fibras naturais. Reduz o apetite, regula o funcionamento do intestino e também contribui para a redução do colesterol.
Você pode usar sobras de frutas, legumes, verduras, cascas de ovos, pó de café e saquinhos de chá. Mas ATENÇÃO: não use frutas cítricas, bagaço ou casca de laranja, limão. Isso tem que ir pro lixo mesmo. As frutas cítricas não podem ir porque atrapalham a formação do adubo.
A casca da laranja é rica em flavonoides, substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, e em fibras, nutrientes que favorecem a digestão e melhoram o trânsito intestinal. Além disso, a casca de laranja possui propriedades que ajudam a reduzir a produção de gases e aliviar náuseas e enjoos.